Entendemos que encontrar um trabalho durante o seu intercâmbio pode ser muito importante para:
Acreditamos inclusive que trabalhar na Australia, ainda que de forma voluntária, é parte fundamental no processo de aproveitar o seu intercâmbio de verdade. Então preparamos este guia de trabalho na Austrália com dicas úteis para te ajudar nessa etapa.
Nosso objetivo é ajudá-lo a encontrar as melhores soluções, para que você cresça e se desenvolva.
TFN & ABN
TFN & ABN
Como estudante você poderá trabalhar 40 hs a cada 2 semanas, durante o período das aulas, e período integral durante as suas férias.
Existem 2 principais formas legais de se trabalhar na Austrália:
1. Recebendo através do seu Tax File Number: TAX FILE NUMBER (TFN), é um numero semelhante ao CPF no Brasil e é a maneira mais comum de se trabalhar na Austrália. Se você trabalha neste modelo, o TFN é fundamental para que você receba seu pagamento de forma legal e pague os devidos impostos ao governo australiano. Assim que você chegar, entre em contato conosco para que possamos aplicar para o seu TFN. Precisamos apenas do seu endereço e cópia do passaporte ok? O prazo para chegada do TFN após a aplicação é de 28 dias e só pode ser aplicado quando você já estiver na Australia.
*É comum acontecer de o ATO (Australian taxation office - órgão responsável pelo processamento do TFN) falhar e não enviar o TFN, portanto guarde o número de protocolo para futura referência. Caso você não receba em 28 dias, entre em contato conosco que te ajudaremos a contatar o ATO para resolver.
Ao final do ano fiscal (jun-jun) você deverá aplicar para o seu Tax Return (restituição do imposto de renda), assim se seu empregador tiver coletado seus impostos corretamente ou a mais do que deveria, você terá direito a restituição do valor pago a mais. Esse valor varia de acordo com o montante que você recebeu durante o ano fiscal.
2. Recebendo através do ABN: ABN é o Australian Business Number, um número único de 11 dígitos que identifica o seu business para o governo e para a comunidade. Podemos comparar com o CNPJ brasileiro.
Fazer o ABN é como se você estivesse abrindo uma empresa na Austrália. Se você for um prestador de serviços para diferentes empresas, você pode abrir uma empresa como sole trader e emitir invoices para as empresas contratantes sempre que prestar seus serviços.
*Atencao: algumas empresas, ao invés de te contratar como empregado, pedirão para você tirar e fornecer um ABN.
O fato de ser registrado como sole trader não é o que determina se você é um contractor (que pode receber pelo ABN) ou empregado (que não pode receber pelo ABN). O ATO considera uma série de fatores, como o controle sobre o trabalho, a responsabilidade sobre os riscos, a forma de pagamento, a possibilidade de sub-contratar etc. para verificar se você é elegível para obter o seu ABN.
Usar o ABN para trabalhar para apenas uma empresa como empregado é ilegal e ainda coloca você em risco. Se você sofrer algum acidente não poderá reclamar o seguro da empresa contratante já que, se você trabalha no ABN, você não figura como empregado e sim como empresa terceirizada prestadora de serviços. O seu OSHC também não vai cobrir as despesas decorrentes de um acidente de trabalho (a sua empresa é quem deveria ter um seguro).
Se você vai trabalhar para um único empregador e várias vezes por semana, o correto seria ter um contrato de trabalho. Por isso, vários pedidos de ABN estão sendo negados de acordo com o que você preenche na solicitação do seu número.
Se seu tipo de trabalho for :
Você NÃO deve ter um ABN e sim um contrato normal de trabalho. Se você tem a intenção de abrir uma empresa, aconselhamos que converse com um contador para analisar as melhores opções. O contador também pode te auxiliar na declaração dos impostos, que é um pouco diferente para quem usa ABN.
Caso você não se enquadre de fato como um prestador de serviços, não aconselhamos que minta para o ATO pois você poderá ser multado em $6600.
Caso você queira assumir o risco, o ABN pode ser feito pela Internet no seguinte link
https://abr.gov.au/For-Business,-Super-funds---Charities/Applying-for-an-ABN/Apply-for-an-ABN/
* Lembre-se que recebendo através do ABN, ao término do ano fiscal, você deverá por conta própria declarar e pagar os Impostos sobre a renda que obteve durante o ano, caso não recolha os impostos a cada nota emitida.
Geralmente a velocidade com a qual você vai se posicionar no mercado de trabalho australiano está diretamente relacionada ao seu nível de inglês e existem trabalhos para todos os niveis. Veja abaixo alguns tipos de trabalho que costumam empregar estudantes estrangeiros:
Veja mais algumas das ocupações que costumam empregar estudantes (em inglês para você saber como procurar):
Se você ja tem um bom nivel de ingles e quer trabalhar na sua área, a gente pode te ajudar! Oferecemos 4 programas de JOB SEARCH COACHING com planos estratégicos personalizados, monitoramento e ferramentas que irão te auxiliar a acelerar sua busca desde o início, montando seu currículo, treinando para entrevistas e te ensinado a conhecer o mercado e construir a sua rede de contatos.
Você vai precisar de uma licença do governo para trabalhar com bebidas alcoólicas, em cassinos e bares, também em construção, como controlador de tráfego, forklift, limpeza e outros.
Para conseguir a licença será necessário fazer um curso preparatório. São cursos com duração de um a três dias. Alguns deles são:
Se você decidir fazer qualquer um desses cursos após as suas primeiras 6 semanas na Austrália, você terá que apresentar no mínimo 100 pontos de identificação sendo:
Para criar o seu USI, cique no link: http://www.usi.gov.au/Pages/default.aspx
Entre em contato conosco através do telefone 02 92999323 ou email contact@enjoyaustralia.com.au e poderemos de indicar onde e como fazer esses cursos.
Algumas vagas de emprego, especialmente para trabalhar com crianças, exige que se faça o police check. Isso pode feito online através do site http://www.afp.gov.au/what-we-do/police-checks/national-police-checks.aspx
Os valores são:
Praticamente todos os jornais tem uma seção de classificados de emprego (normalmente publicadas às quartas e sábados). Existem também muitos sites de busca de trabalho online. Os melhores são:
O site www.gumtree.com.au também oferece muitas vagas, mas você deverá tomar cuidado com esquemas e golpes, que são frequentes nesse site. Não coloque sua foto neste site e nunca pague nenhuma quantia requerida sem antes saber do que se trata.
Além dos sites, sempre recomendamos que você fique de olho nas principais comunidades que oferecem vagas de trabalho nas redes sociais:
Assista abaixo vídeos instrutivos que vão te ajudar na hora da entrevista de trabalho como garçom/garçonete:
Existem empresas especializadas em diferentes áreas e indústrias, tais como Hospitality, Mechandising e Eventos/Functions. Algumas delas são:
Visite os seguintes sites de organizadores de eventos para encontrar vagas de trabalho casual.
Restaurantes de fast food costumam contratar estudantes assim como empresas de cleaning.
Veja os seguintes sites de labour solutions e cadastre seu currículo.
Visite os seguintes sites corporativos, procure a seção de “Careers”ou “Job Opportunity” e cadastre seu currículo.
A maior parte das grandes cidades possui áreas industriais onde você encontrará fábricas e depósitos de empresas. São sempre bons lugares para procurar trabalho.
Algumas das áreas industriais de Sydney:
Glendenning
Blacktown
Seven Hills
Girraween
Rydalmere
Rosehill
Ermington
Camellia
Wetherill Park
Smithfield
Yennora
Guildford
Silverwater
Newington
Lansvale
Lane Cove West
Artarmon
Marrickville
Tempe
St. Peters
Newtown
Erskineville
Alexandria
Rosebery
Waterloo
Zetland
Kingsgrove
Botany
Banksmeadow
Mascot
Matraville
Auburn
Regents Park
Chullora
Strathfield South
Milpera
Bankstown
Peakhurst
Mortdale
Hornsby
Penrith
St. Marys
Mount Druitt
Riverstone
Liverpool
Moorebank
Minto
Ingleburn
A gente sabe que no começo você pode não ter muita experiência na área de trabalho para qual você está aplicando. E muitas vezes a sua área de estudos também pode ser bastante diferente da área na qual você vai trabalhar na Austrália. Então como fazer um currículo sem experiência e qualificação?
Pra começar, a gente sugere que você não minta por dois motivos simples:
Uma boa alternativa é realmente fazer um esforço pra se lembrar de todas as experiências que você teve relacionadas aquela área. Por exemplo, se você está aplicando para um trabalho de garçonete, lembre-se se ja fez algum trabalho voluntário servindo mesas, ajudando em algum aniversário ou casamento. Se você está aplicando para algum trabalho de kitchen hand, lembre-se se ja prestou algum serviço na sua comunidade, escola ou igreja quando era mais novo.
Outra dúvida comum é se você deve ou não colocar sua formação acadêmica. A nossa dica é: seja o mais relevante possível! Imagina se você comeca a ler um guia de como encontrar trabalho em Sydney e o guia só falar de moradia em Perth por exemplo? Sera que você vai continuar lendo?
Então vamos pensar assim: uma vaga de emprego e um problema que o seu futuro empregador precisa resolver. Através do seu currículo você precisa demonstrar que é a solução perfeita para aquele problema! Pensando assim, você pode perceber que quando o empregador anuncia uma vaga de Cleaner ele não está interessado em um engenheiro. Se o empregador anuncia uma vaga de garçonete, ele não está interessado em uma advogada, certo? Logo, não vai ser uma boa ideia colocar a sua formação, caso ela não seja relevante para a vaga. Além da falta de relevância, o seu futuro empregador pode pensar que você é "overqualified" para o trabalho proposto ou pensar que você não vai durar muito tempo no emprego, etc.
Então só coloque no seu currículo o que for relevante para o seu empregador. Mas nem tudo está perdido! Você pode usar a sua experiência adquirida na sua formação e transformar isso para o seu benefício. Por exemplo: se você era advogada e está aplicando para uma vaga de garçonete, pode dizer em seu currículo que tem atenção a detalhes, que sabe trabalhar em equipe, que tem bastante concentração, que sabe lidar com o público etc.
Seu desafio ao montar um currículo é fazer com que a pessoa que irá receber e avaliar se interesse por você, queira saber mais à seu respeito e te convide para uma entrevista ou até mesmo um trial!
E-mail: contact@enjoyaustralia.com.au
Telefone: (+61) 02 9299 9323 / Celular: (+61) 0421 596 999 / (+61) 0403 320 306 / WhatsApp: +61 417 097 499