ORIENTAÇÃO DE CHEGADA
ORIENTAÇÃO DE CHEGADA
Olá, tudo bem?
Como você já sabe, a ENJOY AUSTRALIA é a parceira da sua agencia de intercambio aqui em Sydney-Australia e seremos seu suporte a partir de agora!
Não somos uma simples agência de estudantes, queremos ser seus verdadeiros amigos nessa nova etapa!
Vamos fazer juntos, pois acreditamos que o verdadeiro valor de um intercâmbio é a excelente oportunidade para aprender e nos desenvolver em todos os sentidos. Seus objetivos e sonhos são parte fundamental do nosso trabalho e esperamos que você se sinta mais confortável aqui do que num churrasco com velhos amigos.
Nosso objetivo é ajudá-lo a encontrar as melhores soluções, para que você cresça e se desenvolva.
Queremos construir com você uma relação de apoio e confiança baseada no nosso conhecimento e no nosso amor por tudo de bom que uma experiência na Austrália pode oferecer. Uma experiência nova como essa, vem acompanhada de muitas alegrias e desafios. Vai exigir esforço e às vezes você pode até pensar em desistir, mas estaremos aqui para te apoiar e te mostrar os caminhos. Você provavelmente vai fazer coisas que adora e coisas não tão legais assim, mas conosco, você vai mudar sua visão de mundo, ganhar confiança e um monte de novos amigos pelo caminho.
YOU WILL ENJOY AUSTRALIA!
É muito importante que ao chegar em Sydney você:
*Precisamos do seu número de telefone assim que voce chegar na Australia para o caso de alguma emergência, mas principalmente porque vamos te ligar periodicamente pra checar se você está feliz e alcançando seus objetivos.
FREE WELCOME: o nosso programa gratuito de recepção e suporte desde a sua chegada na Australia.
AGENTES DE IMIGRAÇÃO PARCEIROS: Para te ajudar durante processos de imigração.
GET THE JOB YOU WANT: Programa de coaching na busca de trabalho especifico para estudantes que queiram trabalhar na Australia em suas áreas de formação.
EXTENSÃO DE CURSOS E VISTOS: Orientação e informação para a escolha de um curso e escola + revisão da documentação e aplicação do visto de estudante.
Este é o nosso segundo contato com você antes de embarcar para a Austrália com orientações de chegada. Sinta-se à vontade para nos escrever caso tenha alguma dúvida.
1. Assim que você chegar na Austrália, por favor, faça a sua reunião de Welcome. (Se você estiver vindo para Sydney a sua reunião será no nosso escritório em Sydney CBD. Se você estiver indo para qualquer outra cidade da Austrália, faremos sua orientação por telefone ou Skype). Das duas formas é importante agendar ok? Se você ja sabe quando vai chegar, ja pode agendar com antecedência clicando no botao abaixo.
2. Na reunião de Welcome, você receberá orientações sobre moradia, transporte, conta no banco, como usar o seu seguro saúde OSHC. Serão sanadas dúvidas sobre trabalho, feito seu TFN e você também receberá um guia do estudante internacional com muita informação útil.
3. Após o a sua reunião de Free - Welcome, você receberá um novo contato com orientações e dicas sobre trabalho na Austrália e modelos de currículo.
4. A gente vai te acompanhar durante toda a sua estadia na Austrália e nosso meio de comunicação principal com você será o seu e-mail. Então, por favor, cheque o seu e-mail pelo menos 1x por semana para que nossa comunicação seja eficaz.
5. Caso você tenha algum contratempo com a escola e acomodação compradas no Brasil, fale conosco! Podemos te ajudar a identificar o problema, orientar nas possíveis soluções e auxiliar na formalização da reclamação formal tanto para a escola / fornecedor de acomodação quanto para a sua agência de atendimento no Brasil.
*Nosso Serviço de Free Welcome é gratuíto e não inclui pick-up no aeroporto.
Obter um emprego na área de formação requer habilidade de navegar num competitivo e desconhecido mercado de trabalho, com experiência e conhecimento locais limitados e muitas vezes sem contatos significativos. O GET THE JOB YOU WANT é um programa totalmente customizado e individual, que tem sucesso comprovado em assistir estudantes internacionais na construção de uma poderosa rede de contatos, treinamento para entrevistas e utilização de poderosas técnicas que o os leva a encontrar trabalho na sua área de expertise.
Para te ajudar nessa tarefa, oferecemos um programa especifico para estudantes que queiram trabalhar na Austrália em suas áreas de formação, chamado GET THE JOB YOU WANT.
Fazendo o programa você:
O programa completo inclui 10 sessões individuais de Job Search Coaching e custa AUD$1950 com condições excelentes de pagamento:
PAGAMENTO QUINZENAL
5 Parcelas Quinzenais:
First instalment $390
2nd Instalment $390
3rd Instalment $390
4th Instalment $390
5th Instalment $390
PAGAMENTO MENSAL
3 Parcelas Mensais:
First instalment $650
2nd Instalment $650
3rd Instalment $650
Se você preferir, poderá fazer sessões individuais: $250 (60 minutos)
Recomendamos que você compre um chip de telefone um pré-pago (pre-paid sym card) ou um plano mês a mês (Monthly Plan).
Algumas opções de companhias telefônicas são:
Abrir uma conta no banco aqui na Austrália é bem simples. Vários bancos oferecem contas sem tarifas para estudantes e você só vai precisar do seu passaporte, número de telefone, endereço na Austrália, visto e CoE.
Temos uma parceria com o Commonwealth Bank (um dos maiores bancos da Austrália) e você já pode abrir sua conta antes mesmo de chegar na Austrália.
*É importante que você tenha seu endereço na Austrália em mãos. Não autorizamos o recebimento de nenhuma correspondência bancária no nosso escritório por motivos de segurança.
Caso prefira abrir a sua conta bancária após a sua chegada na Austrália, te daremos na sua reunião de Free Welcome uma carta de recomendação para que você possa fazer a abertura da sua conta de estudante sem nenhum custo.
Com o cartão do banco Commonwealth você pode fazer compras pela internet e no comércio local, retirar dinheiro nos caixas-eletrônicos (atms) e nos principais supermercados.
Seu seguro saúde (OSHC) não é um seguro privado, funciona como uma permissão para usar o sistema de saúde australiano (medicare), portanto, com cartão OSHC em mãos, você poderá se consultar em quaisquer clínicas médicas, hospitais públicos ou privados que atendam o sistema medicare.
Se você precisar ir a um hospital ou precisar de uma consulta:
Algumas clínicas fazem “bulk-billing”. Isso significa que a clínica cobrará direto do seu provedor OSHC e você não precisará desembolsar nada na hora.
Neste link você pode encontrar algumas clínicas que fazem “bulk-billing” em Sydney: www.doctors-4u.com/sydney/sydney-bulkbill.Htm
Se você foi a um médico que não faz bulk-billing, você deverá pagar pela consulta, mas não se esqueça de pegar o recibo para pedir o reembolso para o seu provedor de oshc.
O valor do reembolso é determinado pela lista do programa de benefícios do medicare (medicare benefits schedule – mbs) e o oshc cobre 100% do valor listado pelo medicare. Em muitos casos o médico/hospital poderá cobrar um valor maior do que o estabelecido pela lista do medicare, neste caso você apenas terá que arcar com valor que exceder o preço listado pelo medicare. Para saber exatamente o valor que será reembolsado o aluno devera consultar o número MBS de cada procedimento no site: http://www.mbsonline.gov.au/internet/mbsonline/publishing.nsf/Content/a-z
Sobre o número que você precisa saber é o MBS number.
Por exemplo: o valor estabelecido pelo medicare é $136.65 e o médico que você foi cobrou $180. A taxa de reembolso estabelecida é de 75% do valor estabelecido pelo medicare, e não do valor cobrado pelo médico. Portanto você terá direito a receber os $102.50 e não será reembolsado pelo excedente. Este excedente é chamado de “gap fee”.
Em geral, clínicas médicas só ficam abertas em horário comercial.
O oshc não é um plano privado de saúde e portanto não cobre todas as despesas. Por exemplo: uso de ambulâncias que não sejam emergenciais, dentistas, fisioterapia etc.
Você pode também ligar para health direct australia para obter informações sobre as doenças mais comuns: health direct phone: 1800 022 222.
Se você está com um visto de estudante você deverá comparecer a pelo menos 80% das aulas. As escolas são obrigadas a reportar periodicamente sua frequência para a Imigração e um comparecimento inferior ao estipulado pelas autoridades acarreta no cancelamento do visto.
Pela proximidade, a maioria dos estudantes internacionais vêm da Ásia. Sul-americanos, incluindo os brasileiros, formam o segundo maior grupo, seguidos por Europeus, Árabes e Indianos. Essa proporção é semelhante na maioria das escolas e varia pouco entre as cidades australianas. Em caso de problemas ou reclamações com relação à sua escola e curso, procure a recepção da escola, que vai te indicar para o responsável. Em muitas escolas existe alguém que fala Português e poderá te ajudar.
Entre também em contato conosco para que possamos acompanhar o caso e intervir se a escola não for capaz de resolver. Vamos te encaminhar nossa pesquisa de satisfação, assim sua avaliação ficará registrada e poderemos tomar as providencias necessárias.
Sydney oferece um ótimo sistema de transporte público com metro (trains), ônibus (buses), balsas (ferries) e bondes (trams). Através da internet você será capaz de montar o seu roteiro, conferir os horários de partida e chegada, saber os preços e as opções de passagens (tickets). www.transportnsw.info ou ligue para 131500
Estudantes internacionais não tem direito a desconto igual aos estudantes australianos no estado de NSW.
Para saber que ticket comprar, dependendo da sua localização, visite o link: http://www.transportnsw.info/en/tickets/index.page?
OPAL CARD
É o sistema eletrônico de tickets, fácil e conveniente você
podera usá-lo nos ferries, trains e na maioria dos ônibus.
Basta comprar o Opal card nos pontos de venda ou pelo
website https://www.opal.com.au/ e recarregar com o valor
desejado. Para usar encoste o cartão no local indicado
nos ônibus e estações de trem e ferry na entrada (tap on)
e na saída (tap off). O valor exato da viagem será calculado
automaticamente e será descontado do valor que você
recarregou no cartão.
Encontrar uma acomodação em qualquer cidade da Austrália vai exigir um pouco de esforço e tempo. Existem várias opções e os preços vão depender de vários fatores, tais como: localização, idade do imóvel e o número de pessoas com quem você vai dividir o quarto ou a casa.
Quanto mais perto do mar ou do centro da cidade a acomodação estiver, mais caro vai custar. Facilidades e infraestrutura (padaria, supermercado, escola, transporte público) próximas ao local também influenciam no preço do aluguel.
Por isso, comece a procurar sua nova moradia com pelo menos duas semanas antes do seu contrato atual terminar.
Algumas opções são:
Alguns sites que você pode usar são:
Ao alugar um quarto, combine com seus flatmates como será a divisão das contas de eletricidade, gás, internet, água, etc.
Alugar sua própria casa ou apartamento é um pouco mais complicado.
Aplicando para alugar um apartamento ou casa
Durante a inspection os interessados devem preencher o formulário de aplicação e entregá-lo para a imobiliária junto com os documentos requeridos (normalmente cópia do passaporte, cópia do visto, extrato do banco, carta do seu empregador, carta de recomendação do locatário anterior, etc).
Você pode enviar os documentos também por email, ou atraves do website 1form de preferência no mesmo dia da inspection.
Se sua aplicação for aprovada, você deverá assinar o contrato, depositar o valor do bond e do aluguel para receber suas chaves.
Ao entrar no apartamento observe as condições em que ele se encontra, fotografe eventuais danos e relate à imobiliária.
Para mobiliar sua casa você pode procurar por moveis usados no Gumtree, Salvation Army, pegar em cleanups ou garage sales.
Se quiser comprar coisas novas: IKEA e Fantastic Furniture são boas dicas.
Toalhas, roupa de cama e cortinas você pode encontrar em lojas de departamento, como: Kmart, BigW e Target ou nos principais supermercados: Coles, Woolworths e Aldi.
Não recomendamos a compra de colchões usados. Existe o risco de levar pra casa os temidos Bedbugs (percevejos).
Colchões novos com bons preços podem ser encontrados em locais como Forty Winks.
Como estudante você poderá trabalhar 40 hs a cada 2 semanas, durante o período das aulas, e período integral durante as suas férias.
Existem 2 principais formas legais de se trabalhar na Australia:
1. Recebendo atraves do seu Tax File Number: TAX FILE NUMBER (TFN), é um numero semelhante ao CPF no Brasil e é a maneira mais comum de se trabalhar na Australia. Se voce trabalha pelo tax o seu TFN e fundamental para que você receba seu pagamento de forma legal e pague os devidos impostos ao governo australiano. Vamos fazer isso pra você assim que você vier na sua reuniao de Free Welcome. Assim que você chegar, entre em contato conosco para que possamos aplicar para o seu TFN. O prazo para chegada do TFN após aplicação é de 28 dias e so pode ser aplicado apos a sua chegada na Australia.
*E comum acontecer de o ATO (Australian taxation office - órgão responsável pelo processamento do TFN) falhar e não enviar o TFN portanto guarde o número de protocolo para futura referência. Caso você não receba em 28 dias, entre em contato conosco que te ajudaremos a contatar o ATO para resolver.
Ao final do ano fiscal (jun-jun) voce deverá aplicar para o seu Tax Return (restituicao do imposto de renda), assim se seu empregador tiver coletado seus impostos corretamente ou a mais do que deveria você terá direito à restituição do valor pago a mais. Esse valor varia de acordo com o montante que você recebeu durante o ano fiscal.
2. Recebendo atraves do ABN: ABN é o Australian Business Number, um número único de 11 dígitos que identifica o seu business para o governo e para a comunidade. Podemos comparar com o CNPJ brasileiro.
Fazer o ABN é como se você estivesse abrindo uma empresa na Austrália. Se voce for um prestador de serviços para diferentes empresas, você pode abrir uma empresa como sole trader e emitir invoices para as empresas contratantes sempre que prestar seus serviços.
*Atenção: algumas empresas, ao invés de te contratar como empregado, pedirão para voce tirar um ABN.
O fato de ser registrado como sole trader não é o que determina se você éh um contractor (que pode receber pelo ABN) ou empregado (que não pode receber pelo ABN). O ATO considera uma serie de fatores, como o controle sobre o trabalho, a responsabilidade sobre os riscos, a forma de pagamento, a possibilidade de sub-contratar, etc para verificar se você é elegível para obter o seu ABN.
Usar o ABN para trabalhar para apenas uma empresa como empregado é ilegal e ainda coloca você em risco. Se você sofrer algum acidente não poderá reclamar o seguro da empresa contratante já que, se você trabalha no ABN, você não figura como empregado e sim como empresa terceirizada prestadora de serviços. O seu OSHC também não vai cobrir as despesas decorrentes de um acidente de trabalho (a sua empresa é quem deveria ter um seguro).
Se você vai trabalhar para um único empregador e várias vezes por semana, o correto seria um contrato de trabalho. Por isso vários pedidos de ABN estão sendo negados de acordo com o que você preenche na solicitação do seu número.
Se seu tipo de trabalho for :
Você NÃO deve ter um ABN e sim um contrato normal de trabalho. Ou você deveria abrir uma empresa. Se você tem a intenção de abrir uma empresa aconselhamos que você converse com um contador para analisar as melhores opçoes. O contador também pode te auxiliar na declaração dos impostos que é um pouco diferente para quem usa ABN.
Caso você não se enquadre de fato como um prestador de serviços, não aconselhamos que minta para o ATO pois a pena para quem é pego é uma multa de $6600.
Caso você queira assumir o risco, o ABN pode ser feito pela Internet no seguinte link
https://abr.gov.au/For-Business,-Super-funds---Charities/Applying-for-an-ABN/Apply-for-an-ABN/
* Lembre-se que recebendo através do ABN, ao término do ano fiscal, voce devera por conta proria declarar e pagar os Impostos sobre a renda que obteve durante o ano, caso não recolha os impostos a cada nota emitida.
Acreditamos que encontrar trabalho é um tema muito importante e preparamos um documento separado especialmente para te ajudar. Você vai receber assim que chegar na Austrália e nos enviar seu número de telefone.
Encontrar um emprego na sua área de atuação aqui na Austrália é um grande desafio.
Talvez você não saiba identificar as oportunidades ou não entenda o processo para ter uma aplicação de sucesso, pensando nisso criamos um programa chamado GET THE JOB YOU WANT que ajuda estudantes internacionais como você a ter sucesso nesse processo de encontrar um emprego na sua indústria.
Fazer intercâmbio é uma oportunidade para crescer, amadurecer, descobrir mais sobre você e sobre o mundo.
Você terá a chance de saber como reage ao enfrentar uma situação nova e desconhecida, irá aprender a encarar os desafios e solucionar seus problemas. Sempre que precisar, entre em contato conosco. Já passamos por tudo isso e podemos te ajudar!
A cultura e o ambiente são diferentes do Brasil, você poderá sentir saudades de casa, tudo será novo. Portanto, quanto mais curioso e disposto a aceitar as mudanças você estiver, melhor será sua adaptação.
Não se apegue a julgamentos e conceitos já formados anteriormente. Aproveite para observar, ouvir e aprender, sem julgar e criticar. A Austrália e um dos países mais multiculturais do planeta. Você vai encontrar e conviver com muitos asiáticos, britânicos, indianos, europeus, árabes e sul-americanos, aproveite essa diversidade para aprender.
Lidar com diferentes sotaques também vai ajudar no seu aprendizado do inglês.
Existe uma boa oferta de trabalho na Austrália, mas você vai precisar ir à luta com vontade, bater perna, enviar vários currículos, fazer “trials” de graça, ouvir um monte de não. Depende muito do nível de inglês e mais ainda da disposição.
Você vai precisar de paciência para pesquisar anúncios, ligar para os locatários e fazer várias visitas até encontrar um lugar onde você se sinta bem. Dá trabalho.
Com certeza sim. Pode demorar um pouco, mas todo mundo consegue.
Vai. Depende apenas de um certo esforço.
*Achar que fazer intercâmbio é muito fácil pode gerar alguma decepção. A experiência é muito rica, divertida, você vai aprender um monte e crescer como pessoa. Pode até não ser fácil, mas vale muito a pena!
E-mail: contact@enjoyaustralia.com.au
Telephone: (+61) 02 9299 9323 / Celular: (+61) 0421 596 999 / (+61) 0403 320 306 / WhatsApp: +61 417 097 499
A Enjoy Australia não vende passagens aéreas. Temos parceria com a Kangaroo Tours. Indicamos tambem os sites: Sky scanner e Google Flights.
Ao final do seu curso, caso você queira estender sua estadia na Austrália, vamos te oferecer orientação e informação para a escolha de um novo curso e escola juntamente com detalhada revisão da documentação e aplicação do visto de estudante sem nenhum custo extra.
Os principais documentos que você vai precisar são:
Tem alguma duvida ou quer falar com a gente? Preencha o formulario abaixo e entraremos em contato com voce logo mais.